História

"

Vila Chã de Sá é uma das trinta e quatro freguesias que constituem o actual concelho de Viseu

Apesar de a freguesia ter nascido apenas em 1836, a história do seu território era já milenar, como nos atestam os vestígios arqueológicos que chegaram até aos nossos dias. O mais monumental de todos é o castro de castelo dos Mouros, cuja fundação remonta ao designado período do Bronze Final (séc. VII a.C.).

As Escavações arqueológicas ali realizadas colocaram a descoberto algumas casas de planta circular do período seguinte, a Idade do Ferro (séc. III a.C. - séc. II a. C.).
Recolheram-se também materiais arqueológicos que comprovam um certo grau de romanização.

Não podemos esquecer que Viseu era nessa época uma cidade romana, capital de um vasto território, de onde partiam várias estradas. Uma dessas vias passava por Vila Chã de Sá e seguia mais ou menos o trajecto da Estrada Nacional Nº 2.

Na documentação medieval, e concretamente nas Inquirições mandadas realizar pelo rei D. Afonso III, em 1258, aparece referido o "carril da Retura", que não é mais do que a velha estrada que continuava a servir os habitantes da então designada Villa Plana, onde uma família de cavaleiros de Sá, localidade da região de Seia, que aqui detinham propriedades nesta região. Provavelmente essa família, de que conhecemos alguns descendestes de Gonçalo de Sá, construíram um paço ou torre na Aldeia, de que ainda subsiste o topónimo Torre, para habitarem, já que possuíam várias herdades na região envolvente a Vila Chã.

Era, e é, uma terra boa para a agricultura, nomeadamente a olivicultura e viticultura devido à boa exposição solar do seu território que é aplanado e tem várias nascentes de água, tributárias da Ribeira de Sasse.

As várias lagaretas escavadas na rocha testemunham essas produções que na Idade Média eram, com os cereais, a base de alimentação das populações Situada a cinco quilómetros da cidade de Viseu, Vila Chã de Sá tem cerca de 2500 habitantes.

Tem como padroeiro S. João Saptista. É formada pela povoação principal Vila Chã
de Sá, Soutulho de Lá, Lagares e Gorgulão. É banhada a nascente pela ribeira de Sás, que desagua na margem direita do Rio de Asnes, confluente do Dão, e este do Mondego. E a poente pelo Rio Paiva.

Quem visitar Vila Chá de Sá, poderá deleitar-se com a deslumbrante paisagem de todo o planalto Beirão. Desde a Serra da Estrela até á Serra do Caramulo.

Foi inaugurado um edificio Multiusos para várias actividades ligadas ao Desporto e tsmbém para albergar as diversas Associações da Freguesia."

 

in Junta de Freguesia de Vila Chã de Sá

www.jf-vilachadesa.pt