Geografia

  O Distrito de Viseu situa-se na Região Centro/Norte de Portugal, a sul do Rio Douro entre os Distritos da Guarda a oriente, Aveiro a ocidente e Coimbra a sul. Com 5.007 Km2 de superfície, abrange 24 concelhos e, tomando como referência a Sé de Viseu, compreende as seguintes coordenadas geográficas: latitude 40º 39' 40" N, longitude 07º 54' 42" W, altitude 450 metros.

    A parte norte e nordeste é atravessada pelas serras da Lapa, Leomil e Montemuro para Norte das quais se estende a bacia hidrográfica do rio Douro e seus afluentes. A área ocidental do distrito é dividida pelo rio Vouga, sobressaindo a norte as serras de S. Macário, Arada e Gralheira e a sul as serras das Talhada e Caramulo. A sul e sudeste localiza-se a bacia do rio Mondego e a do seu afluente rio Dão.

    A capital do distrito de Viseu é a cidade de Viseu. Cidade antiquíssima, parece remontar aos tempos proto-históricos tendo origem no núcleo castrejo. Tomando como referência um verdadeiro testemunho histórico, é indicado no século V da nossa era e com o domínio suevo, como chamar-se Viso. Em 569 já Viseu era cidade episcopal. Na primeira metade do século XVI, Viseu era um importante centro de cultura artística, especialmente nos domínios da pintura. O apogeu da Escola de Viseu é bem ilustrado por Gaspar Vaz e Vasco Fernandes, que ficou conhecido por Grão Vasco.

 Fonte