Cultura e Lazer

Museu etnográfico de Vila Chã de Sá

"Era uma lixeira, agora é um Ecomuseu. A estrutura construída pedra a pedra por artesãos e mão-de-obra locais, fica à entrada de Vila Chã de Sá. Dispõe de uma área de cerca de 1.800 m2, por onde se distribuem os vários motivos de interesse.
O projecto foi inaugurado no dia 29 de Julho de 2007, pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas e o Prof. José Ernesto, e só foi possível ser feito graças à colaboração da Câmara Municipal (“Programa Requalvis”) e da população local.
Neste espaço há representações de uma memória ligada à produção de bens colectivos que geravam riqueza e faziam mexer a economia em tempos de outrora. São disso exemplo, o moinho de água, as plantações de árvores de fruto, o vinhedo, o poço de água com a cegonha, a cozinha beirã ou os instrumentos agrícolas de artesanato.
Trata-se de um espaço onde foram restauradas algumas construções em pedra e nela depositadas, com o espólio da Junta de Freguesia de Vila Chã de Sá e  variadíssimas ofertas de habitantes locais, largas dezenas de peças e engenhos que permitem uma viagem no tempo à ruralidade de toda a região.
Segundo o Presidente da Junta, Prof. José Ernesto, “O Ecomuseu dará grande impulso à preservação do ambiente e cultura, relacionando-se com a escola no aspecto pedagógico. As crianças poderão aceder ao espaço e ver como se fabricava o vinho, moía o milho e fabricava o pão, regavam as batatas e as couves e outros produtos das terras, não faltando as árvores de fruto típicas da região e as plantas.”
“O que fica é uma exposição permanente sobre a estrutura orgânica dos habitantes de então. A missão reside em conservar documentos, interpretar, valorizar e difundir os vários testemunhos da cultura e do meio, reportados ao território e à população de Vila Chã de Sá, contribuindo para a construção e transmissão das memórias colectivas e para o desenvolvimento local e sustentável”, refere o autarca da Freguesia.
O investimento directo desta obra rondou 70 mil euros. Contudo, no montante não está contabilizado o trabalho voluntário de muita gente, com mão-de-obra e materiais oferecidos.

O que se pode ver:

O Ecomuseu é um novo conceito que reforça as tradições ancestrais de um povo. Vila Chã de Sá tem agora um espaço, onde estão presentes para conhecer o seguinte:

  • - O ciclo do vinho, pão e azeite;
  • - Parque de merendas;
  • - Forno a lenha ao serviço da comunidade;
  • - Alfaias agrícolas;
  • - Moinho de água;
  • - Lagar de azeite semelhante ao que se encontra em Telavive;
  • - Fontes regionais;
  • - Cozinha típica beirã;
  • - Utensílios de cozinha;
  • - Este espaço também é pedagógico."

 

Lagoa da Pegra d´Àguia

Neste local durante alguns anos e de acordo com um contrato de exploração da inertes, estabelecido entre Junta de Freguesia e uma empresa que construiu a IP3, deu origem a
esta Lagoa da Pedra D`Águia, hoje aproveitada para a prática desportiva, graças a um projecto desenvolvido pelo Clube de Caça e Pesca “ Os Três Rios.”
Este clube, ,assinou um protocolo com a Junta de Freguesia que lhe permite a utilização
deste espaço e zona envolvente, bem como a sua protecção e dinamização, no sentido
de preservar o ambiente.
Além da caça, neste local, também se desenvolve a pesca desportiva, tendo-se tornado um ponto de encontro aos domingos à tarde, para muitas pessoas oriundas de várias freguesias limítrofes, onde convivem e saboreiam os produtos da pesca ali pescados.