Gastronomia e vinhos (imagens brevemente)
Gastronomia e Vinhos
Rica e variada, a gastronomia tradicional desta região é um dos seus principais atractivos.
Os sabores da Sopa da Beira ou do Caldo Verde, das Migas à Lagareiro, do Arroz de Carqueja, do Rancho à Moda de Viseu, da Vitela Assada à Moda de Lafões, do Bacalhau ou do Polvo Assados à Lagareiro, do Cabrito Assado, do Arroz de Lampreia, das Trutas do Paiva, do Arroz de Pato, do Presunto, dos Enchidos (morcela, chouriça, farinheira)... fazem a delícia dos apreciadores.
As variedades de Pão - pão de mistura, de centeio, brôa de milho, acompanham a refeição ou o Queijo da Serra.
Com base em receitas antigas, o doce pode ser Leite Creme ou Arroz Doce à Moda da Aldeia, Pudim de Requeijão ou de Pão, Papas de Milho, ou uma variedade de bolinhos e pastéis tradicionais "de comer e chorar por mais". Pastéis de Vouzela, Castanhas de Ovos de Viseu, Pastéis de Feijão do Patronato de Mangualde, Caçoilinhos do Vouga, Beijinhos, Cavacas...
Produtos Regionais
Trabalhando a terra e usando os seus produtos, as gentes da Beira aprenderam há muito a amar e respeitar as suas dádivas. Cultiva-se a vinha para os famosos vinhos do Dão e de Lafões, das hortas e da pecuária obtém-se uma variedade de produtos que a cozinha regional tão bem sabe misturar. Do centeio, trigo e milho fazem-se vários tipos de pão; nos pomares colhem-se deliciosas frutas, com um gosto único.
-
Cabrito da Gralheira
Indicação Geográfica Protegida -
Maçã da Beira Alta
Indicação Geográfica Protegida -
Maçã de Bravo de Esmolfe
Denominação de Origem Protegida -
Queijo Serra da Estrela
Denominação de Origem Protegida -
Vitela de Lafões
Indicação Geográfica Protegida
Vinho
A Região Demarcada do Dão, numa extensão aproximada de 376 000 hectares, desenvolve-se entre zonas profundamente montanhosas e vales com colinas e declives suaves e arredondados, com um clima frio e chuvoso no Inverno e quente e seco no Verão - condições únicas para a produção de vinhos sem igual.
Dela fazem parte, entre outros, os municípios de Aguiar da Beira, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo, Sátão, Tondela e Viseu (parcialmente).
Os outros municípios da Região Demarcada do Dão fazem parte das Regiões de Turismo do Centro (Arganil, Tábua, Carregal do Sal, Mortágua e Santa Comba Dão) e da Serra da Estrela (Oliveira do Hospital, Fornos de Algodres, Gouveia, Seia e Guarda).
Os tintos são cintilantes, de cor rubi, encorpados, de aroma a sabor delicados. Envelhecem com extraordinária nobreza ganhando um bouquet esplendoroso, que os torna suaves e aveludados.
Os brancos são leves e frescos, de cor amarela-citrina, com aroma suave e sabor frutado.
Para conhecer esta zona, propomos um passeio pelas casas, quintas e adegas da Rota do Vinho do Dão www.cvrdao.pt
Vinho do Dão
Zona
Aguiar da Beira, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo, Sátão, Tondela,Viseu
Descrição
A Região Demarcada do Dão, numa extensão aproximada de 376 000 hectares, desenvolve-se entre zonas profundamente montanhosas e vales com colinas e declives suaves e arredondados, com um clima frio e chuvoso no Inverno e quente e seco no Verão _ condições únicas para a produção de vinhos sem igual. Dela fazem parte, entre outros, os municípios de Aguiar da Beira, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo, Sátão, Tondela e Viseu (parcialmente). Os outros municípios da Região Demarcada do Dão fazem parte das Regiões de Turismo do Centro (Arganil, Tábua, Carregal do Sal, Mortágua e Santa Comba Dão) e da Serra da Estrela (Oliveira do Hospital, Fornos de Algodres, Gouveia, Seia e Guarda). Os tintos são cintilantes, de cor rubi, encorpados, de aroma a sabor delicados. Envelhecem com extraordinária nobreza ganhando um bouquet esplendoroso, que os torna suaves e aveludados. Os brancos são leves e frescos, de cor amarela-citrina, com aroma suave e sabor frutado.
Vinho de Lafões
Zona
Oliveira de Frades, São Pedro do Sul, Vouzela
Descrição
A área geográfica correspondente à Indicação de Proveniência Regulamentada "Lafões" situa-se ao longo do Vale do Vouga, abrangendo os concelhos de Oliveira de Frades, São Pedro do Sul e Vouzela. Os brancos são pouco alcoólicos, frutados, ricos em acidez málica, com características próximas dos Vinhos Verdes. Os tintos são vinhos com elevada acidez fixa e com largo poder de envelhecimento.
Vinho Regional "Beiras"
Zona
Aguiar da Beira, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo, Sátão, Tondela, Viseu,Oliveira de Frades, Vouzela
Descrição
Vinho Branco, Tinto e Rosé ou Rosado